PPGE | (92) 3305-2869 / 3305-2863 |


• Linha de Pesquisa 1: Processos Educativos e Identidades Amazônicas.


Estudos interdisciplinares dos processos educacionais na Amazônia, a partir da sociodiversidade, do meio ambiente e dos modos de produção da existência tendo como objeto: representações, mitos, imaginários, concepções, linguagens, subjetividades, identidades, processos sócio-históricos, formação social, tecnológica e política do sujeito.


Corpo Docente

Mestrado

Prof.ª Dr.ª Hellen Cristina Picanço Simas

Prof.ª Dr.ª Iolete Ribeiro da Silva

Prof.ª Dr.ª Rosa Mendonça de Brito

Prof.ª Dr.ª Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Prof.ª Dr.ª Zeina Rebouças Corrêa Thomé


• Linha de Pesquisa 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional


Educação, Estado, Sociedade e Desenvolvimento Regional: história da educação, movimentos sociais, políticas públicas e educação superior, trabalho e educação, educação profissional, políticas afirmativas da educação escolar indígena e da educação do campo, políticas públicas e educação básica, gestão educacional, educação de pessoas jovens e adultas.


Corpo Docente

Mestrado

Prof.ª Dr.ª Arminda Rachel Mourão

Prof.ª Dr.ª Fabiane Maia Garcia

Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro

Prof.ª Dr.ª Nádia Maciel Falcão

Prof.ª Dr.ª Pérsida da Silva Ribeiro Miki

Prof.ª Dr.ª Selma Suely Baçal de Oliveira

Prof.ª Dr.ª Silvia Cristina Conde Nogueira

Doutorado

Prof.ª Dr.ª Arminda Rachel Mourão

Prof.ª Dr.ª Selma Suely Baçal de Oliveira

Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Sá Peixoto Pinheiro

Prof.ª Dr.ª Maria Almerinda de Souza Matos


• Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos.


Caráter multidimensional e interdisciplinar da formação e práxis do(a) educador(a). Diferentes concepções e formas de “ser educador” e de “ fazer educação” ao longo da história. Tendências, perspectivas e novas abordagens teórico-metodológicas no processo de formação dos profissionais da educação. Processo de construção do conhecimento e do espaço profissional do(a) educador(a). Formação do(a) educador(a) como prática criativo-reflexiva. Trans-formação do(a) educador(a).


Corpo Docente

Mestrado

Prof.ª Dr.ª Heloisa da Silva Borges

Prof. Dr. João Luiz da Costa Barros

Prof. Dr. Luiz Carlos Cerquinho de Brito

Prof.ª Dr.ª Michelle de Freitas Bissoli

Prof.ª Dr.ª Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas

Prof.ª Dr.ª Zeina Rebouças Corrêa Thomé

Doutorado

Prof. Dr. Evandro Ghedin

Prof.ª Dr.ª Iolete Ribeiro da Silva

Prof.  Dr. João Luiz da Costa Barros

Prof.ª Dr.ª Michelle de Freitas Bissoli

Prof.ª Dr.ª Rosa Mendonça de Brito

Prof.ª Dr.ª Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Prof.ª Dr.ª Zeina Rebouças Corrêa Thomé


• Linha de Pesquisa 4: Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico.


Educação especial e inclusiva no Brasil: aspectos conceituais, políticas públicas, história da educação, acessibilidade, participação e aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, pedagogia hospitalar. Atendimento educacional especializado. Diversidade amazônica e os desafios da educação inclusiva. Tendências, perspectivas e abordagens teórico-metodológicas da psicopedagogia e da psicomotricidade em diferentes contextos.

 

Corpo Docente

Mestrado

Prof.ª Dr.ª Maria Almerinda de Souza Matos

Prof. Dr. João Otacílio Libardoni dos Santos

Prof. Dr. Lúcio Fernandes Ferreira

Prof.ª Dr.ª Wania Ribeiro Fernandes

Produzido por :